CURSO GRATUITO de cuidadora de idosos para mulheres de baixa renda; saiba onde se inscrever

O governo do Rio está oferecendo educação gratuita para cuidadores de idosos para mulheres chefes de família e de baixa rende. Esse treinamento leva dez meses, mas a parte prática leva de três a quatro meses para treinar os especialistas. Este programa é voltado para mulheres de 16 a 30 anos, chefes de família e moradores de comunidades com filhos até 10 anos cadastrados no CadÚnico. A lei que rege o trabalho de cuidar de idosos é a lei dos trabalhadores domésticos. Atualmente, 90 alunos estão matriculados.

Para se tornar cuidador de idosos, é necessário ter mais de 18 anos, ter cursado ou concluído o ensino médio. Além disso, as seguintes características pessoais são importantes: ser paciente, ser um bom ouvinte, ser empático, atencioso e otimista. Por fim, é necessário que a pessoa faça cursos técnicos para aprender as técnicas de lidar com adultos.

Inscrições

O programa é voltado para mulheres de 16 a 30 anos, chefes de família e moradoras de comunidades com filhos de 0 a 10 anos, e que estejam inscritas no CadUnico. O curso serpa realizado na Praça da Concórdia, Jacarezinho, no antigo prédio da CUFA.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Complexo da Maré, na Rua Leopoldo Bulhões, 952, Manguinhos, na Avenida Cesário de Melo, 13727, Santa Cruz, e Rio das Pedras, na Rua Nova, 20, na sede da Associação dos Moradores.