AUXILIO BRASIL 13º para mulheres é confirmado; saiba mais

AUXILIO BRASIL 13º para mulheres é confirmado; saiba mais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que o 13º pagamento aos beneficiários mulheres do Auxílio Brasil “está acertado”.

A partir de 2023, o subsídio deverá ser aplicado aos agregados familiares chefiados por mulheres.

“Já está convencionado só para as mulheres, são 17 milhões delas, a partir do ano que vem”, disse.

Segundo ele, a legislação eleitoral não permite que as transferências comecem este ano. “Isso nem é possível porque é ano eleitoral, não dá para lidar com isso agora, a lei eleitoral proíbe. A partir do ano que vem, o décimo terceiro para o Auxílio Brasil”, acrescentou.

O público do Auxílio Brasil foi um dos principais alvos de Bolsonaro, que concorre à presidência contra Luiz Inácio Lula da Silva. Espera-se um segundo turno próximo, por isso o CEO aposta em estratégias para conquistar mais votos.

O presidente também voltou a dizer que manterá o Auxílio Brasil em R$ 600 no ano que vem. “As fontes, já sabemos de onde vêm. Já está garantido que temos uma fonte onde procurar essa fonte”, concluiu.

Consignado para beneficiários do Auxílio Brasil vai sair na 2ª quinzena de outubro

Os empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil devem ser liberados pela Caixa Econômica Federal até a segunda quinzena de outubro. O anúncio de que o novo produto poderia chegar ao mercado antes do segundo turno das eleições foi feito pela presidente do banco, Daniella Marques.

“Estamos nesses ajustes. A previsão é que atenda a população mais vulnerável do Brasil a partir da segunda quinzena de outubro”, disse Marques.

Para este tipo de empréstimo, o reembolso é deduzido diretamente do pagamento do benefício. O governo federal estabeleceu uma margem de 40% do valor do benefício básico Auxílio Brasil, que é de R$ 400.

A taxa de juros cobrada pela Caixa ficará abaixo do teto criado pelo governo, que segundo o executivo é de 3,5% ao mês. O prazo para pagamento da dívida será de até 24 meses, sem possibilidade de diferimento.

Embora mais de 60 instituições tenham demonstrado interesse na oferta de crédito consignado, os grandes bancos nacionais não pretendem aderir à modalidade.