Auxilio Brasil: Atualização do cadastro é necessária e o prazo está acabando; saiba como atualizar seu CadUnico

Auxilio Brasil: Atualização do cadastro é necessária e o prazo está acabando; saiba como atualizar seu CadUnico

O benefício voltou a ser pago nesta segunda-feira (18), atendendo cerca de 18,5 milhões de famílias vulneráveis.

Para manter os pagamentos do Auxílio Brasil em dia, é preciso manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados, pois esta é a base utilizada para inclusão e exclusão de famílias do programa. O CadÚnico é o banco de dados do Governo Federal que reúne informações sobre a população de baixa renda do Brasil.

Visando otimizar a transferência de renda para quem realmente precisa, o Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo Auxílio Brasil, determinou que a atualização cadastral deve acontecer até o dia 31 de julho de 2022. O prazo deve ser cumprido à risca por quem apresenta inconsistências nas informações.

O processo de atualização do cadastro no Auxílio Brasil pode ser iniciado pelo site ou aplicativo do CadÚnico, embora precise ser concluído presencialmente. Portanto, o responsável familiar e titular do registro no sistema deve se dirigir à unidade mais próxima responsável pela Assistência Social do município onde reside.

Na prática, os benefícios do Auxílio Brasil devem se atentar a dois prazos distintos. Conforme estipulado pela pasta competente, a atualização cadastral deve acontecer da seguinte forma:

  • Prazo para quem possui inconsistências no cadastro: 31 de julho de 2022;

  • Prazo para quem está com o cadastro desatualizado: 31 de dezembro de 2022.