Auxilio Brasil: NÃO PERCA O SEU AUXILIO, Assistência Social manterá os 15 pólos emergenciais de atendimento para o CadÚnico por mais 30 dias

Auxilio Brasil: NÃO PERCA O SEU AUXILIO, Assistência Social manterá os 15 pólos emergenciais de atendimento para o CadÚnico por mais 30 dias

Rio, A Secretaria Municipal de Assistência Social manterá o funcionamento de 15 postos de emergência para cadastramento e atualização do CadÚnico (cadastro de programas sociais federais) pelos próximos 30 dias. Eles funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e no Centro Pop Bárbara Calazans da rede SMAS, que estão localizados em áreas estratégicas da cidade.

Até 1º de janeiro de 2021, o SMAS registrou 404.434 novos cadastros e atualizou os cadastros de 347.509 famílias no CadÚnico. Essa demanda é progressiva: cresceu cerca de 500% desde outubro passado.

O CadÚnico tem validade de dois anos. As famílias beneficiárias que se inscreveram no Auxílio Brasil entre 2016 e 2017 e estão sob investigação cadastral devem atualizar seu cadastro até esta sexta-feira (11/11). Qualquer pessoa incapaz de atualizar pode ter o benefício bloqueado temporariamente até atualizar seus dados e recebê-los novamente. Até terça-feira, 83.384 famílias precisavam atualizar seus dados.

O cidadão que cadastrou ou atualizou seus dados só saberá se o benefício será pago por meio do governo federal. O CRAS apenas registra e atualiza o cadastro. Eles não têm autonomia para decidir quem recebe o benefício e quando. A base do Cadúnico no Rio tem atualmente 912.317 famílias. Esse é o total de famílias cadastradas pela cidade do Rio de Janeiro ao longo dos anos.

quem pode se inscrever

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;

Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa, desde que a inscrição esteja vinculada à inclusão em programas sociais nas três esferas da administração estadual. Ou quer algum programa ou benefício que o Cadastro Único utilize em suas concessões.

Documentos necessários para inscrição

CPF ou cartão de eleitor do chefe da família;

Para os demais membros da família, é exigido pelo menos um dos seguintes documentos: certidão de nascimento; certidão de casamento; CPF; carteira de identidade (RG); cartão de trabalho; recenseamento eleitoral;

No caso de povos indígenas e quilombolas, podem ser apresentados qualquer um desses documentos ou a certidão administrativa de nascimento dos povos indígenas (RANI).

Com os documentos em mãos, a pessoa deve se dirigir ao posto de registro da própria cidade ou ao CRAS. É importante apresentar comprovante de endereço como conta de água ou luz ou declaração assinada pela família responsável.

Quando você precisa atualizar seu cadastro?

Caso uma pessoa mude de endereço ou número de telefone, haja alteração de renda mensal ou estado civil, nascimento, adoção ou falecimento de um familiar,.

Para saber os endereços do CRAS, basta clicar neste link