Furnas abre curso gratuito de capacitação para refugiados

Furnas abre curso gratuito de capacitação para refugiados

Inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março e os selecionados serão anunciados no dia 10

Em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), e com o  apoio do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio – PARES, da Cáritas e do Centro de Apoio aos Refugiados, a indústria Furnas abriu as inscrições gratuitas para o Curso Cuidador. A turma receberá exclusivamente refugiados que vivem no Rio de Janeiro.
As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março e os selecionados serão anunciados no dia 10.
O Curso Cuidador é uma iniciativa da área social da companhia existente há mais de 20 anos. Mais de 3 mil pessoas já foram capacitadas nesse período. Aberto ao público de forma inteiramente gratuita, o curso possibilita aos participantes as qualificações técnicas necessárias para atuar no campo do atendimento humanizado e especializado do Cuidado, considerando idosos, crianças e pessoas com deficiência que apresentam limitações na vida cotidiana.
“Já conseguimos resultados expressivos com o curso nas últimas duas décadas, contribuindo para a qualificação profissional das pessoas e promovendo o bem-estar de quem precisa. Vale reforçar que, apesar desta turma ser exclusiva para refugiados, também temos em andamento outras turmas para brasileiros”, ressalta Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de FURNAS.
Para se inscrever na turma de refugiados é necessário ser maior de 18 anos, possuir escolaridade mínima do Ensino Fundamental, documento ou protocolo de refugiado, disponibilidade para as aulas presenciais, falar e compreender a língua portuguesa e estar vacinado contra a Covid-19. Entre os critérios de seleção estão o maior tempo de vida no Brasil, maior idade e compreensão do idioma português.
O curso terá a duração de dois meses, e a capacitação contará com aulas teóricas e práticas, totalizando 160 horas. Na programação serão abordados assuntos como: Guia Prático do Cuidador, Cuidado com o Corpo e Valorização dos Sentidos, Interações Sociais, Família, Violência e Maus tratos, entre outros. O aluno só receberá o certificado de conclusão se tiver 75% de frequência.

Confira outras informações no site.