ONG Onda Azul abre 60 vagas para curso gratuito para pescadores na Região dos Lagos RJ

ONG Onda Azul abre 60 vagas para curso gratuito para pescadores na Região dos Lagos RJ

Com duração de dois dias e carga horária total de 16 horas, a qualificação atenderá 60 alunos

Em março, o Instituto Onda Azul realizará o Curso Saúde, Meio Ambiente e Segurança na Pesca em quatro cidades costeiras: Maricá, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

Sobre o curso

Esta iniciativa é parte integrante do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), sob gestão do Instituto Onda Azul e em parceria com a Petrobras, com o propósito de capacitar indivíduos ligados à pesca, sejam homens ou mulheres, estudantes ou trabalhadores, que mantenham vínculo de parentesco até o 3º grau e residam nas comunidades pesqueiras contempladas pelo projeto.
O objetivo principal do curso é promover o conhecimento e ampliar o potencial socioeconômico das comunidades pesqueiras, especialmente visando a atrair jovens com Ensino Fundamental incompleto ou nos seus primeiros anos.
Por meio de uma abordagem múltipla, a iniciativa busca garantir que a atividade pesqueira seja realizada de forma segura, sustentável e consciente, contribuindo para a profissionalização e o fortalecimento deste importante setor.
Com a participação de profissionais especializados de universidades públicas e privadas, os alunos terão acesso a uma gama de temas essenciais, incluindo o ciclo básico da pesca, segurança e saúde do pescador, prevenção de acidentes, avaliação de riscos, primeiros socorros, noções básicas de combate e prevenção de incêndios, além de aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde, legislação previdenciária e direitos laborais.
As aulas serão conduzidas de maneira interativa, com dinâmicas de grupo que estimularão debates e atividades práticas para uma melhor compreensão por parte dos alunos.
Com duração de dois dias e carga horária total de 16 horas (8 horas por dia), o curso vai qualificar 60 alunos, com 15 vagas disponíveis em cada localidade participante.
Ao término das atividades, os participantes receberão um certificado de participação, atestando seu engajamento e conclusão bem-sucedida do curso.
Este evento representa um passo significativo no caminho da promoção da sustentabilidade e segurança na atividade pesqueira, além de fortalecer as comunidades costeiras em suas práticas e conhecimentos.

Local e data dos cursos

  • Nos dias 11 e 12 de março, das 8:30h às 16:30h, na Cabana do Pescador, localizado na Rua Luiz Feliciano Cardoso, Praia da Baleia, Cabo Frio.
  • Nos dias 15 e 22 de março, das 9h às 17h, as aulas serão na Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, localizado na Rua da Praia da Baleia S/N, São Pedro da Aldeia.
  • Nos dias 16 e 23 de março, das 9h às 17h, é a vez do município de Saquarema receber as aulas do curso, que será realizado na Associação de Pescadores de Jaconé, localizado na Rua 108 com 14, S/N, Mombaça.
  • Nos dias 26 e 27 de março, no Restaurante Vira Verão, localizado na Rua E, Quadra 6, Lote 9, São José do Imbassaí, Maricá.
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com a parceria da Petrobras.
Participam também as universidades federais como a UFF e a UFFRJ e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.
Inscrição
O Curso de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Pesca é totalmente gratuito, e as inscrições podem ser feitas através do telefone (22) 99976-7895 com a monitora Natielli.