Prefeitura de Saquarema tem 225 vagas para cursos gratuitos na área de inclusão escolar

A Prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, lançou edital com 225 vagas para cursos gratuitos na área de inclusão escolar voltados a professores, profissionais da área e demais membros da comunidade que possam se interessar, sem exigência de escolaridade mínima e conforme critérios estabelecidos no edital para cada curso.

Os links para a inscrição também estão disponíveis no edital. Veja aqui o edital.

Ainda de acordo com o edital, cada candidato só poderá se inscrever em um curso. As inscrições podem ser feitas pela internet, de 18 a 24 de março, e a seleção será feita por meio de sorteio no dia 28 de março, com resultado divulgado no mesmo dia. Já o período de matrícula vai de 29 de março a 03 de abril de 2022.

Os cursos podem ter duração de até dois anos, como no caso do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todos oferecem certificados.

Veja cursos e vagas oferecidas abaixo:

  • Libras (50 vagas): Curso com duração de 2 anos, dividido em 4 módulos, com aulas remotas semanais (podendo retornar ao presencial). Certificado de 240 horas.
  • Sistema de Leitura em Braille (50 vagas): Curso com duração de 9 meses, com aulas remotas (podendo retornar ao presencial). Certificado de 120 horas.
  • Sistema de Leitura de Sinais Matemática em Braille (50 vagas): Curso com duração de 9 meses, voltado para o público que já tenha conhecimento em Braille, com aulas remotas (podendo retornar ao presencial). Certificado de 120 horas.
  • Dislexia (50 vagas): Curso com duração de 10 semanas, com aulas remotas (podendo retornar ao presencial). Certificado de 50 horas.
  • TOD – Transtorno Opositor Desafiador (25 vagas): Curso com duração de 10 semanas, com aulas remotas (podendo retornar ao presencial). Certificado de 50 horas.
  • CAA – Comunicação Aumentativa Alternativa (50 vagas): Curso com duração de 8 semanas, com aulas remotas (podendo retornar ao presencial). Certificado de 40 horas.

Os cursos são oferecidos por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do CAIE – Centro de Apoio à Inclusão Escolar.

O CAIE é uma unidade da Secretaria Municipal de Educação voltada ao apoio e à inclusão escolar por meio de cursos, palestras, atendimento educacional especializado e Programa de Apoio ao Educando.

A entidade também realiza avaliações e orientações com profissionais de Psicopedagogia, Psicologia e Fisioterapia, além de diversas outras atividades para os alunos que possuem algum tipo de deficiência, bem como para seus pais e responsáveis.

A Prefeitura explica que dúvidas e informações podem ser sanadas através do e-mail [email protected]