Prefeitura do Rio: Nave do Conhecimento é reaberta em Santa Cruz RJ e oferece Cursos Gratuitos

O Rio, por meio da secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), reabriu segunda-feira (27/6) a Nave do conhecimento Tim Lopes, em santa Cruz. na zona oeste da cidade-estado. Com ambientes multifuncionais e interativos de alta tecnologia, o espaço oferecerá diversas oportunidades para os moradores realizar cursos gratuitos, conferências e workshops. O objetivo da sala é incentivar a busca por novos conhecimentos e estimular a compreensão novas tecnologias de forma democrática.

Estamos devolvendo mais um aparelho de fundamental importância para a população. Os naves são espaços que podem aliar tecnologia e informação para capacitar pessoas para o mercado de trabalho em um segmento que cresce a cada dia e precisa de profissionais qualificados ”, disse Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.

A partir de janeiro de 2021, o Ministério da ciência e Tecnologia realizou o levantamento e levantamento do estado patrimonial e estrutural de nove navios de informação para o novo processo de concurso, reconfiguração e gestão de todos os equipamentos. O objetivo deste navio é facilitar a entrada de jovens e adultos no mercado de trabalho através da formação em novas tecnologias.

Inaugurada em 1º de junho de 2012 durante o primeiro mandato do prefeito Eduardo Paes, a Nave do conhecimento Tim Lopes completa 10 anos. Durante a pandemia de Covid-19, o aparelho não estava aberto ao público nomeado em homenagem a um jornalista que foi morto por um traficante de drogas em Villa Cruzeiros, Penha, na zona norte do Rio há 20 anos.

 

Ambiente de tecnologia

A Nave do conhecimento de santa Cruz dispõe de vários ambientes onde serão promovidas muitas atividades que visam melhorar a experiência digital com a orientação de uma equipa de apoio ao utilizador. Graças à parceria com a Claro, o acesso à internet banda larga é gratuito no local.

 

Recepção Digital – local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade e de horários das aulas da Sala Multimídia, além de dar sugestões.

Lan Table – espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.

Biblioteca Digital – ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.

Sala Multimídia – local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade.

Área Infantil – cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes.

Para ter acesso ao cronograma completo das atividades oferecidas pelas Naves do Conhecimento e fazer inscrições, basta acessar o site.

Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 21h. Sábado, das 9h30 às 16h30. Fechada domingos e feriados.