Prefeitura do Rio oferece 240 vagas para curso gratuito de cuidador de idosos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, vai oferecer 240 vagas para o curso de Cuidador de Idosos. O interessado precisa ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e ser morador do município do Rio. As inscrições, que começam nesta quinta-feira (10/03) e vão até o dia 25 deste mês, deverão ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4goDjlUB-GU5UmVFMBYNUXPKUviBCI6mXvBvpp-RpLj8f5Q/viewform

Em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da UERJ, o curso será dividido em duas turmas com 120 alunos cada, e a carga horária terá 160 horas. A capacitação acontecerá de forma semipresencial: parte teórica pela plataforma Zoom, e a prática em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

 

– Nosso objetivo é qualificar e humanizar profissionais, parentes e pessoas que muitas vezes precisam de orientações técnicas no trato com o cuidado dos idosos. Muitos são fragilizados ou portadores de doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento – afirmou o secretário Junior da Lucinha.

 

Uma aula inaugural está prevista para a primeira semana de abril na Capela Ecumênica da UERJ. O curso teórico terá quatro módulos: aspectos sociais do envelhecimento; cuidados relativos ao envelhecimento normal e patológico; práticas para o cuidador/atividades ocupacionais para o idoso dependente; o cuidador e os cuidados do dia a dia.

Ao fim do curso, o aluno receberá um certificado de qualificação profissional em cuidados com idosos, emitido pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UERJ.

Outras informações pelo e-mail [email protected]

fonte: Prefeitura do Rio