Projeto oferece quase 800 vagas para cursos gratuitos para técnicos e de qualificação profissional no Sul e Costa Verde do Rio

Projeto oferece quase 800 vagas para cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos no Sul e Costa Verde do Rio

Quase 800 vagas estão disponíveis para cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos em cinco cidades do Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro.

As vagas, disponibilizadas pelo Senac-RJ, são divididas em três tipos: cursos regulares, Programa Portal do Futuro e Escola Móvel de Gastronomia.

Confira abaixo a disponibilidade em cada categoria, quais cidades oferecem os cursos e como se inscrever.

Cursos regulares

 

Nesta categoria, estão disponíveis 512 vagas, distribuídas nas unidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Três Rios e Volta Redonda.

  • Angra dos Reis: 200 vagas para os cursos de assistente administrativo, assistente de recursos humanos, estoquista e repositor de mercadorias
  • Barra Mansa: 120 vagas para os cursos de estoquista, técnico em administração e técnico em logística
  • Barra do Piraí: 110 vagas para os cursos de estoquista, técnico em administração e técnico em logística
  • Três Rios: 42 vagas para os cursos de assistente de crédito e cobrança, assistente de logística e assistente de pessoal
  • Volta Redonda: 40 vagas para o curso de assistente de pessoal

 

As aulas são presenciais e começam no dia 6 de junho. As vagas são oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e são destinadas às famílias com renda per capta de até dois salário mínimos.

As inscrições devem ser feitas pela internet. Os prazos de inscrição e matrícula vão de maio a julho, conforme o curso.

Programa Portal do Futuro

 

O Programa Portal do Futuro está disponibilizando 30 vagas no Senac de Resende. O projeto promove a inserção de jovens de 16 a 21 anos no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional e orientação comportamental.

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 16 de maio. Os interessados devem cursar o ensino médio e ter uma renda familiar per capta de até dois salários mínimos.

Para o processo seletivo, os candidatos selecionados devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Menores de 18 anos devem se apresentar com a documentação e estar acompanhados de um responsável.

Escola Móvel de Gastronomia

São 250 vagas destinadas aos interessados em cursar gastronomia em Angra dos Reis.

Os cursos oferecidos são: salgados para festas, bases de confeitaria, preparo de pães tradicionais, doces para festas, preparo de pizzas, preparo de massas frescas e recheadas, cozinha descomplicada para o dia a dia, geleias e compotas, preparo de hambúrguer gourmet e workshop de risottos.

As inscrições devem ser feitas, presencialmente, na quinta-feira (12) às 10h, por no Cais Santa Luzia, na Avenida Júlio Maria, n °90-286, Centro.

Os interessados devem ser maiores de 16 anos, possuir ensino fundamental I completo e apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula (original e xerox):

  • Documento de identificação
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade (xerox do histórico ou certificado escolar, declaração de escolaridade original dentro da validade ou auto declaração informando que sabe ler, escrever e realizar as quatro operações matemáticas)

 

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal que apresente original e cópia de seus próprios documentos de identidade e CPF e também do candidato.

As aulas estão previstas para começar no dia 25 de maio. Serão dois turnos: pela manhã, de 8h às 12h, e à tarde, de 13h às 17h.