Engenheiro (a) de Dados – B2W – Rio de Janeiro

Informações da vaga:
  • Período Integral
  • Rio de Janeiro
  • Salary: A Combinar

B2W

Engenheiro (a) de Dados – B2W – Rio de Janeiro

DESCRIÇÃO DA VAGA
Temos a missão de manter e evoluir uma das plataformas mais complexas e robustas da internet. Uma enorme parcela de tudo que é vendido online no Brasil tem como vitrine os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Os nossos números são absurdos, veja:

180 page-views por segundo;
21 milhões de visitantes únicos por mês (ou 270 Maracanãs lotados);
1 milhão de produtos distintos sendo oferecidos nos sites;
14 buscas realizadas nos sites a cada segundo;
Terabytes de dados são gerados todos os dias.

Para isso, precisamos operar alguns dos sistemas mais robustos e complexos da internet. Por trás deles, está uma arquitetura state-of-the-art que combina os padrões e tecnologias mais modernas do mercado. São centenas de aplicações diferentes rodando em ambiente de alta-escalabilidade e que precisam responder muito rápido para não deixar nossos clientes esperando. Até mesmo no Black Friday, quando tudo que construímos é posto à prova. Nesse evento, as interações com os sites aumentam 20 vezes, em média.

A plataforma da B2W foi criada para conectar pessoas, negócios, produtos e serviços. Por mais impressionantes que sejam os números dos nossos sites, eles são apenas uma parte da solução. Temos diversos outros negócios que impulsionam uns aos outros, gerando uma enorme sinergia. E quem sai ganhando no final são os nossos clientes.

Precisamos estar sempre um passo à frente da demanda para suportar essa operação. Afinal, nosso negócio não pára de crescer. Então, estamos o tempo todo experimentando novas abordagens e ferramentas. Em sistemas de alta disponibilidade e volume, somos pioneiros no uso de Microservices, Cloud Computing, Kotlin, Clojure, Datomic, Go e React Native. E quando não encontramos as ferramentas adequadas no mercado, desenvolvemos dentro de casa (Atlas, RestQL e Marvin são bons exemplos).

Somos apaixonados por tecnologia e gostamos de compartilhar isso com a comunidade. Por isso, participamos dos principais eventos de tecnologia do país como patrocinadores e palestrantes (QCon, Big Data Week, Campus Party e Velocity) Também promovemos Meetups no nosso auditório e trazemos palestrantes nacionais e internacionais. E mais recentemente, disponibilizamos o Marvin e o RestQL para o uso público.

Sim! Nós também temos Hackathon, o IronBit, e é muito divertido. Nessa maratona, qualquer pessoa tem a oportunidade de implementar sua ideia e vendê-la para os diretores da empresa. Quando aprovadas, entram no pipeline de desenvolvimento e vão para produção.

Neste ano, voltamos com o Estágio Bit, nosso programa de estágio, e vamos formar 10 super-desenvolvedores. Eles vão ficar 6 meses aprendendo, na teoria e na prática, como é a nossa rotina e o que é necessário para construir software de qualidade. Temos isso tudo e muitos mais:

Parceria com o MIT e Harvard;
Quinta às 5, um evento interno de tecnologia;
Área de descompressão com sinuca e video-game;
Uma filial das Lojas Americanas dentro do escritório;
Blog de tecnologia.

Se você é apaixonado pelo que faz e curtiu os nossos desafios, seu lugar é aqui.

Muitas de nossas decisões se apoiam em um grande volume de dados coletados e processados diariamente em toda a nossa plataforma. Ter informação confiável e disponível é um requisito essencial para a nossa cultura orientada a dados.

Como engenheiro de dados você fará parte do time responsável por construir processos de ingestão de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, aplicando as tecnologias disponíveis ou criando soluções que permitam extrair, transformar e carregar grandes volumes de dados.

O time também é responsável por organizar, limpar e governar repositórios de dados oriundos desse fluxo, permitindo que as informações obtidas pela manipulação respondam à perguntas que direcionam a tomada de decisão da companhia.

RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES
Facilitar a cultura orientada a dados, através da organização das informações;
Disponibilizar dados confiáveis, gerando credibilidade na informação;
Agilizar o acesso ao dado, criando soluções que simplifiquem a consulta às informações;
Promover a governabilidade da informação, através da estruturação das informações e documentação e processos;
Entender o fluxo do processo do dado, analisando as particularidades dos dados e sua utilização no negócio.
REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
Formação acadêmica em campos da computação, ciência da computação, engenharia da computação, matemática ou cursos relacionados;
Sólidos conhecidos em arquitetura de dados e as diferentes formas de modelagem, acesso e escrita em bancos relacionais e não relacionais;
Sistemas em produção, tendo alguma experiência em publicar, monitorar e garantir a disponibilidade de um sistema em produção, atendendo uma carga de trabalho real;
Desenvolvimento de software, usando Java e/ou Python, controle de versão com o Git, gerenciamento de dependências usando Maven e/ou Pip e fluxos de trabalho em equipe usando branches, e pull requests;
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Experiencia em criações de consultas utilizando Serviços em nuvem, incluindo alguma experiência em serviços de computação, rede e armazenamento, em qualquer um dos principais provedores (Azure, AWS e/ou Google Cloud);
Entrega ágil, usando o framework Scrum e/ou Kanban.

No Assunto do E-mail coloque o cargo desejado + rjempregos

Para se candidatar a esta vaga visite b2w.gupy.io.


Atenção: Nunca aceite pagar nenhum tipo de taxa em troca de promessas de emprego!